Javascript / Facebook

Acompanhe!!!

Acompanhe!!!
Acompanhe!!!

5ª Semana

Com 5 semanas o embrião já tem sua estrutura básica formada, iniciando um processo de grandes transformações.

6ª Semana

Com 6 semanas, o coração do futuro bebê está batendo de 120 a 160 vezes por minuto.

7ª Semana

Os ouvidos começam a afinar a capacidade auditiva. Cante para ele!

8ª Semana

Tudo o que notamos no ser humano já está presente no embrião.

9ª Semana

Do tamanho de uma azeitona, o futuro bebê se movimenta livremente dentro da bolsa de água.

10ª Semana

Agora se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento.

11ª Semana

Os órgãos genitais externos estão se formando agora.

12ª Semana

Hora de começar a transformar a mamãe!

domingo, 10 de março de 2013

Lendas e fatos na amamentação


Quando o assunto é a alimentação dos bebês muitas lendas rondam os pensamentos das mamães que estão em fase de amamentação. Vale a pena perder alguns minutinhos para se informar e tirar todas as dúvidas antes e durante a amamentação do seu filho.
Qualquer dúvida pode colocar em risco a amamentação efetiva do bebê. Bom, uma das dúvidas mais freqüentes das mamães é se existe leite materno fraco.
A resposta definitivamente é não. Só se a desnutrição da mamãe seja extrema pode ocorrer, mas é muito difícil. Toda mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho, alimentando-o de forma satisfatória até os seis meses de idade exclusivamente, mesmo as mamães de peito pequeno.
A lenda do leite fraco pode ter sido criada pelo fato de o bebê poder sugar de forma incorreta o seio da mamãe, fazendo um grande esforço e não retira o leite suficiente, deixando-o ainda com fome. A sucção incorreta pode fazer com que desça menor quantidade de leite não sendo satisfatório para o bebê.
Outro motivo da menor descida do leite é a sucção incorreta do peito em conseqüência do uso de bico artificial como chupetas e mamadeiras que deixam a posição da língua diferente na hora da sucção do peito, fazendo com que a retirada do leite seja insuficiente.
Pode ou não pode? - Há outros mitos sem embasamento científico, mas que estão tão enraizados na cultura popular e que podem mexer com a cabeça das mamães. O bebê pode, sim, arrotar no peito sem que a mamãe tenha medo de que o leite não desça mais. Se o bebê arrotar no peito, sem problemas, é normal.
Outro mito que dizem por aí é que não se pode jogar o excesso de leite materno ordenhado em água corrente porque assim o leite acaba, vai embora. Mentira. O leite ordenhado, caso feito de maneira correta e doado para um banco de leite, pode ajudar outros bebês hospitalizados que precisam de leite materno, mas caso seja jogado em água corrente nada acontecerá na produção do leite.
Canjica, cerveja preta, água inglesa e outros alimentos não aumentam a produção de leite. Isso é mito dos mais absurdos. O que faz um bom leite materno é o bebê sugar o peito de maneira correta e uma alimentação saudável.
Seios com bicos feridos, rachados ou empedrados não são motivos de parar a amamentação. São quadros que devem ser cuidados e sanados para uma melhor amamentação.
Relaxe, mamãe - A ansiedade, o estresse, cansaço e dor podem reduzir a produção de leite já que esses fatores jogam no corpo da mulher hormônios que inibem a descida do leite materno. Se dê o direito de repousar, de não querer receber visitas e de pedir mais empenho do papai em ajudar com os afazeres domésticos. Amamentar em lugar tranqüilo e sem barulho ajudam ainda mais esse momento tão especial de mamãe e bebê.
Com ajuda e orientação de profissionais especializados, entre os quais pediatras e fonoaudiólogos, e com muita vontade e carinho a amamentação torna-se muito prazerosa para mamãe e bebê. Um verdadeiro ato de amor.

Dicas
Se a mamãe achar que seu filho não está amamentando bem, procure o auxilio do pediatra que poderá dizer se o bebê está bem ou não.
O leite da mamãe é o melhor alimento para o bebê. Não deixe que outra mulher amamente seu filho, além de não ser o melhor para ele, muitas doenças como hepatite e AIDS são passadas para o bebê pelo leite materno.
Amamentar não é tão fácil quanto parece, não tenha vergonha ou sinta-se frustrada se precisar pedir ajuda.

quinta-feira, 7 de março de 2013

SEMANA 13

Começa uma nova etapa, segundo "bocas e línguas" o período de maior instabilidade terminou... será?! rs. 

O bebê está prestes a dobrar de tamanho e os rins já trabalham com força total. Agora ele já consegue urinar perfeitamente - o líquido amniótico que ele vem engolindo já é excretado pelo seu próprio aparelho urinário. 

A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento. Chegou a vez de o resto do corpo ganhar volume!

domingo, 3 de março de 2013

Ultrassom 12,3 Semanas (03/03/2013)

PRIMEIRO TRIMESTRE CONCLUÍDO!

Felicidade!!! Essa é a palavra, depois de 1 mês sem dar aquela xeretada no Davi, embora estamos acompanhando tudo, de ponta a ponta, sempre ficamos impressionados a cada nova imagem de ultrassom; Por mais que a gente leia que ele tem tantos centímetros, tem isso, tem aquilo, mas na hora que aparece ali no monitor, é sensacional!! Quando ele começa a se mexer então afff... Sem palavras!!

Hoje fizemos o ultrassom morfológico para ver se tudo esta em ordem, se o desenvolvimento esta indo bem, e para nossa alegria, Davi esta com muita saúde, se desenvolvendo super bem!

Segundo o médico ele não conseguiu ver direito o sexo do "Bebê", pois ele ficava se mexendo e com a mão na frente, eu e a Mary não contamos ao médico que já fizemos a Sexagem Fetal (sacanagem) e já sabemos o sexo, acho que até o Davi tirou uma com o médico kkkk, mas no "chute" dele acabou acertando. Não sei o quanto disso é comprovado ou apenas chute mesmo, mas explicou que quando a curvatura (conforme imagem abaixo) fica com mais de 45º a chance de ser do sexo masculino é bem maior e com menos de 45º as chances são para o sexo feminino. Bom veja na imagem que esta mais de 45º.



O estudo do corpo humano é morfológico, estuda órgãos e suas partes, por isso esse nome.



Ai vai o vídeo completo.
Aumente o som e não esqueça da pipoca e o guaraná!





hahaha to brincando não tem outro som além das batidas do seu coração!!! 


RESULTADO DO EXAME
Na presente data, foi realizado um exame ultra-sonográfico em sua paciente. A idade gestacional calculada de acordo com a data da última menstruação normal de 06/12/2012 era de 12 semanas e 3 dias. O estudo foi realizado com sonda endovaginal, multifrequencial  e evidenciou a presença de feto único, cuja avaliação anatômica mostrou:

Crânio de características adequadas para a idade gestacional, com visibilização do esboço da face fetal e estruturas intra-craniana de aspecto característico.
Biometria: 
-DBP: 21 mm 
-CC: 78 mm 
-Osso nasal: 2,7 mm

Na região torácica visibiliza-se os pulmões com ecogenicidade preservada e coração tópico com forma contornos e dimensões adequadas à idade gestacional. Batimentos cardíacos presentes e rítmicos.
-Freqüência cardíaca fetal de 158 bpm no momento do exame.

A avaliação abdominal evidenciou a presença do estômago e bexiga em topografia normal com forma e conteúdo adequados para a idade gestacional.
Biometria: 
-Circunferência abdominal: 60 mm.

As extremidades mostraram-se adequadas para a idade gestacional, com membros superiores e inferiores apresentando proporcionalidade em relação ao tronco.

A coluna vertebral mostrou-se aparentemente normal para a atual idade gestacional. Biometria: 
-Fêmur: 8 mm 
-Úmero: 8 mm
-CCN: 54 mm

O estudo da translucência nucal mostrou-se dentro da normalidade para a idade gestacional, dando o valor mensurado de 1,2 mm

A avaliação dopplervelocimétrica do duto venoso mostrou-se dentro da normalidade, reduzindo significativamente os riscos de anomalias cardíacas e cromossômicas.

PLACENTA:

Placentação adequada para a idade gestacional, sem áreas de descolamento do córion.
Sua inserção é fúndica, medindo 12 mm e Grau 0 de maturidade.

LÍQUIDO AMNIÓTICO:

Adequado para a idade gestacional.

Colo uterino medindo 41 mm. Visibilizado epitélio glandular endocervical. OCE e OCI impérvios.


CONCLUSÃO:

Gestação tópica (dentro do útero) com feto único e vivo compatível com 12 semanas e 6 dias +/- 5 dias.

Concordante com o datismo menstrual.

Avaliação dopplervelocimétrica (Para ver a circulação sanguínea entre mãe e bebê) do duto venoso mostrou-se adequada para a idade gestacional.

Movimentação fetal adequada para a idade gestacional.

Marcadores de aneuploidias (Falta ou excesso de alguns cromossomos da espécie que causam por exemplo a mais conhecida Sindrome de Down e entre outras.) negativos no presente estudo.

Avaliação normal do colo uterino.

Risco para trissomia do 21 na 12ª semana.
Risco inicial: 1 / 546
Risco Calculado (TN): 1 / 3342

O exame morfológico foi considerado satisfatório para a atual idade gestacional.