Javascript / Facebook

Acompanhe!!!

Acompanhe!!!
Acompanhe!!!

5ª Semana

Com 5 semanas o embrião já tem sua estrutura básica formada, iniciando um processo de grandes transformações.

6ª Semana

Com 6 semanas, o coração do futuro bebê está batendo de 120 a 160 vezes por minuto.

7ª Semana

Os ouvidos começam a afinar a capacidade auditiva. Cante para ele!

8ª Semana

Tudo o que notamos no ser humano já está presente no embrião.

9ª Semana

Do tamanho de uma azeitona, o futuro bebê se movimenta livremente dentro da bolsa de água.

10ª Semana

Agora se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento.

11ª Semana

Os órgãos genitais externos estão se formando agora.

12ª Semana

Hora de começar a transformar a mamãe!

domingo, 27 de janeiro de 2013

3º Ultrassom - 7,3 Semanas

Nossa boinha esta cada vez maior. Agora já tem braços e pernas. Também é possível perceber detalhes sutis na estrutura das mãos e dos pés - eles possuem pequenas fendas, que vão dar origem aos dedos. O intestino, o pâncreas e o apêndice estão formados, já os dois hemisférios cerebrais ainda se desenvolvem. 

Outra boa notícia é que, apesar de ainda estarem crescendo, os ouvidos começam agora a afinar a capacidade auditiva. 

O único problema é que desde tão pequeno já precisa de fones de ouvido, porque a mamãe agora resolveu soltar o canto super afinado ... rsrsrs


Hoje dia 27/01/2013 realizamos o 3º Ultrassom, nele já é possível ver muitos detalhes e ainda ouvir as batidas do coração!!! 






quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Semana 6 - Coração a todo vapor


O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, hoje (17/01/2013) completando a sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana. O embrião agora mede pouco mais de 6 mm e apresenta sinais de minúsculos membros. Essa transformação ocorre por uns quatro ou cinco dias e assim começa-se a vislumbrar as mãos e os pés. Já existe também a base do que serão seus pulmões, ouvidos, nariz, tubo digestório e fígado. Pontinhos negros surgem na porção superior: são os olhos que começam a ganhar forma. O cérebro continua crescendo.

Os enjoos estão muito constantes!!! Pois trata-se de um sintoma previsível nas primeiras semanas. Para amenizá-los já tentamos de tudo mas até agora nada, bom pelo menos isso é um sinal de que tudo esta indo bem!!!

Confira o ultrassom da 6ª semana





terça-feira, 15 de janeiro de 2013

2º Ultrassom... já da para ver quantos são!!!

Hoje, após 1 semana fomos para um segundo ultrassom, imaginávamos que não estaria nada diferente, já que só passou 7 dias! 

A Mary passou esses 7 dias com muitas dores e enjoos, então procuramos a médica e para um acompanhamento melhor fizemos esse ultrassom.





O resultado é que esta tudo bem, o embrião esta se desenvolvendo muito bem e aliás já da para vê-lo!!! 

No último ultrassom ainda não dava era somente uma bolinha, agora tem uma bolinha dentro de uma bolinha preta hahah.


E para ficar sem sombra de dúvidas, é somente 1.





Vídeo do ultrassom







sábado, 12 de janeiro de 2013

Gatos, vilões da gestação!!!


Embora a transmissão da toxoplasmose seja atribuída ao gato ela é transmitida mais frequentemente por outros meios e quem sofre é o bichano. Cuidados simples permitem a convivência entre gatos e gestantes sem prejuízos, embora eu e a Mary não somos fãs de gatos, aqui fica a dica!!!
Durante a gestação, muitas proprietárias de gatos ficam com dúvidas sobre a segurança no convívio com esses animais. Algumas pessoas acreditam que os gatos transmitem doenças ao ser humano, e que o convívio desses pets com mulheres grávidas pode ser potencialmente perigoso. O maior receio é em relação a toxoplasmose.

A toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. O contágio pela toxoplasmose durante o período de gestação pode causar aborto, má formação fetal, sequelas neurológicas e problemas oculares.
Existe ainda o mito de que a toxoplasmose é a “doença do gato”, e esse pensamento equivocado é comum mesmo entre muitos médicos. No entanto, já é cientificamente comprovado as formas de contágio mais frequentes são:
  • Ingestão de carne contaminada mal cozida ou crua;
  • Ingestão de alimentos contaminados por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada;
  • Beber água contaminada pelo parasita toxoplasma;
  • Ingestão de frutas ou verduras que tiveram contato com terra contaminada e não foram devidamente higienizadas.
Os gatos podem transmitir a doença, mas para isso ocorrer eles  devem estar infectados. Isso ocorre ao comer roedores, passarinhos e outros animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, que é microscópio e pode ser ingerido pelo ser humano em algumas situações:
  • Após limpar a caixa de fezes do gato;
  • Comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.
O gato que fica dentro de casa, sem o hábito de caçar, pode não estar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue  no felino é suficiente para eliminar as dúvidas.
Algumas dicas para evitar a contaminação:
  • Lavar as mãos após o contato com carne crua; 
  • Lavar pias, tábuas de carne e outros utensílios; 
  • A carne deve ser cozida para o consumo;
  • Lavar bem as frutas e verduras; 
  • Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os “ovos” possam se tornar contaminantes. As mulheres grávidas devem evitar essa tarefa, ou utilizar luvas e depois lavar bem as mãos;
  • Não alimentar os gatos com carne crua, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça; 
  • Combater vetores, como insetos, por exemplo.
O convívio com animais é muito benéfico para todos, em todas as fases da vida. De forma segura e saudável, essa relação nos proporcionará momentos de felicidade. Por isso, tomando os devidos cuidados, não há necessidade alguma de se privar do convívio com os bichanos durante a gravidez pelo menos na sua própria casa, como você não sabe as condições de cuidados de outros gatos fora de casa nesse caso é muito importante evitar o contato.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

É meu aniversário? Ops, claro que não!!!

Por um instante achei que era meu aniversário, afinal tantos presentinhos chegando... ahh mas claro são para o bebezinho,... plin {aquele momento em que cai a ficha}:  meu bebezinho, que logo logo estará aqui para ver o quanto já esta sendo esperado e amado por todos!

Só tenho a agradecer o carinho dos amigos e familiares!!! 



Manual de Instruções

Bom enquanto nosso bebezinho esta do tamanho de um gergelim, estou aproveitando para estudar algumas coisas, graças ao vasto conteúdo da web acho que não vou ficar na mão! 

Veja só!!! 
(é um pouco extenso, mas vale a pena)



As imagens são de um livro, e a dica é do c00l stuff






























Referência: Diário de um grávido

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O primeiro ultrassom... a gente nunca esquece...


Imagem ilustrando 5 semanas de gestação
A ansiedade nos mata por dentro, mas enfim chegou o dia tão esperado!!! Claro que virão outros dias ainda mais extraordinários.

Graças a nossa ginecologista e obstetra (quer dizer da Mary) Rosane Santana Rodrigues temos recebido toda a orientação e acompanhamento para uma ótima gestação o que nos deixa mais tranquilos.

A primeira ultrassonografia na verdade é mais para mostrar se tudo esta ocorrendo bem com o Bebê e saber também a quantidade de "sacos gestacionais" foram formados. (cada saco gestacional irá abrigar um embrião que se tornará feto e depois um bebê).


Agora vamos ao resultado clínico do nosso primeiro ultrassom:

{Abre Aspas}
Eu: Aqui nessa parte a gente coloca o resultado do ultrassom e as fotos/filmagem
Mary: Que foto?
Eu: As que vou tirar no consultório, vou filmar a tvzinha também.
Mary: Não acredito?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu: Ué, quero registrar tudo, nem vem me boicotar!! kkk
{Fecha Aspas}

Depois de tentarem censurar meu blog..rsrs, aqui estão os primeiros registros...

A Dra. Rosane disse que esta tudo perfeito, a Mary tem seguido cuidadosamente todas as suas orientações.

O saco gestacional já esta formado e é somente "1" ou seja, não serão gêmeos, embora a Dra. disse que é possível que dentro desse saco gestacional possa ter dois embriões, mas ainda não é possível ver nesse primeiro ultrassom de 4,5 semanas.

Um detalhe muito importante, o óvulo fecundado foi gerado no ovário direito, o mesmo que foi operado quando teve um cisto!!! Deus é perfeito!!!


Onde tem a seta é o saco gestacional formado e implantado no útero.

Realmente precisa ter muita imaginação para entender essa imagem heheheh, consegui ver todos os tipos de figura ai, mas enfim... em breve acho que da pra ter uma noção um pouco melhor do que é o que.






Para quem não sabe....

O ultrassom (também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não-invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. Com ele, o médico tem acesso a informações importantes sobre o progresso da gravidez e sobre a saúde do bebê, objetivo primordial do ultrassom é checar se o bebê está se desenvolvendo bem. 

Durante o teste, o ultrassonografista lança ondas de som em alta frequência para dentro do útero, e essas ondas atingem o bebê. O computador traduz os sons de eco que são recebidos de volta em imagens de vídeo, que revelam então o formato do bebê, sua posição e seus movimentos. 

Para facilitar, ele passa um gel sobre a sua barriga e depois um aparelhinho sobre o gel. Existe também o ultrassom intravaginal, usado no comecinho da gravidez, até 11 semanas. 

As ondas de ultrassom também são usadas no aparelho que os obstetras utilizam para ouvir os batimentos cardíacos do bebê.


Para as Mamães...

Neste momento, o embrião está com 1,25 mm mais ou menos. Adote uma dieta equilibrada, pois ela será fonte de onde seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver.

Lembre-se que essa parte é fundamental para que o embrião se forme corretamente. Veja Com sua médica as vitaminas e nutrientes certos para você!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Feliz 2013!!!

Dia 21/12/2012 Mariana fez o teste de farmácia. Depois da cirurgia (http://goo.gl/Zd0ZM) achamos que não seria tão fácil ter um filho, e para nossa tristeza o teste deu negativo.

No momento olhamos uma para o outro e "ah... tudo bem, vamos continuar tentando."

Passado alguns dias do primeiro teste, Mariana começou a sentir algumas cólicas fortes, e os enjoos um pouco mais intensos, estávamos ansiosos, afinal estávamos mesmo querendo que ela estivesse grávida naquele momento.

No dia 29/12/2012 prontos para iniciar um novo ano cheios de transformações pessoais e profissionais, realizamos um novo teste de farmácia e para nossa surpresa deu POSITIVO. Ué porque surpresa vocês não estavam querendo? Pois é,... não dá pra descrever, queríamos muito aquele resultado mas não parecia ter caído a ficha. Ficamos muito, mas muito contentes e saímos contando pra todo mundo!!! 

Foi ai que comecei a "cair de cabeça" nesse universo embrionário, parecia que eu tinha entrado em um portal tridimensional e caído em Embriolândia (cidade imaginária dos embriões.....rs)

É um assunto extraordinário que todo mundo deveria saber os detalhes de como tudo funciona, afinal estamos falando sobre a vida! Como uma célula pode se desenvolver em uma pessoa!! É realmente incrível.


Abaixo seguem alguns videos bem legais mostrando todo o processo gestacional em 3D:

de 1 à 9 Semanas
http://brasil.babycenter.com/v5201536/a-gravidez-por-dentro---primeiras-nove-semanas

de 10 à 14 Semanas
http://brasil.babycenter.com/v5201539/a-gravidez-por-dentro---semanas-10-a-14

de 15 à 20 Semanas
http://brasil.babycenter.com/v5201542/a-gravidez-por-dentro---semanas-15-a-20

de 21 à 27 Semanas
http://brasil.babycenter.com/v5201545/a-gravidez-por-dentro---semanas-21-a-27

de 28 à 37 Semanas
http://brasil.babycenter.com/v5201548/a-gravidez-por-dentro---semanas-28-a-37

Na hora do parto "Normal"
http://brasil.babycenter.com/v5201566/a-gravidez-por-dentro---o-parto-normal

Antes de tudo!


Entre Setembro e Outubro de 2008 (Tínhamos 2 anos de noivado), Mariana começou com muitas dores no abdômen, dores terríveis que não sabíamos mais o que fazer.

Várias idas e vindas ao hospital, até que um médico resolve fazer um ultrassom, e descobre o problema! Um cisto no ovário!

Pois é,... Corremos com uma cirurgia de última hora e não esperada, mas tudo ocorreu sem problemas e a recuperação foi excelente.

Mas ficamos com aquela dúvida que não queria se calar: "Será que Mariana poderá um dia ter filhos sem problemas?"

Enfim, este post é só uma introdução do que esta por vir!!!



Para quem quiser ver e tiver tempo pra assistir, segue link dos videos da cirurgia:
Obs:. Cirurgia de Miomectomia realizada em Outubro/2008